Oscar Pilagallo é jornalista, editor e escritor. Tem também trabalhos como roteirista de HQ e tradutor.
Na imprensa, trabalha desde 1975. Passou pelo DCI, na equipe de Aloysio Biondi, e pela Gazeta Mercantil. Trabalhou cinco anos na BBC de Londres. Na Folha de S.Paulo fez de tudo um pouco por mais de duas décadas: foi redator, repórter, editor de economia, criador de um caderno de educação (Sinapse) e editorialista. Ganhou o Prêmio Esso de reportagem especializada em 1993.
Em 2005 criou a revista EntreLivros, que editou por dois anos.
Publica livros desde 2000. Alguns títulos: A aventura do dinheiro – Uma crônica da história milenar da moeda (Publifolha); O Brasil em sobressalto – 80 anos de história contados pela Folha (Publifolha); A história do Brasil no século 20 (5 volumes da série Folha Explica); e História da imprensa paulista - Jornalismo e poder de d. Pedro I a Dilma (Três Estrelas), que ganhou um Prêmio Jabuti em 2013.
O mais recente, de 2023, é O girassol que nos tinge: Uma história das Diretas Já, o maior movimento popular do Brasil (Fósforo).
Para a Folha, editou, em 2019, os fascículos sobre os 130 anos da República brasileira e, no ano seguinte, ministrou o curso online “O que foi a ditadura”, que teve mais de 100 mil visualizações.
Tem um romance, Lua de vinil, publicado em 2016 pela Seguinte, selo da Companhia das Letras.
Fez o roteiro de O golpe de 64, com ilustração de Rafael Campos Rocha. (Três Estrelas).
Traduziu dois livros para a Companhia das Letras: Ponto Final, de Mikal Gilmore (2008); e Como ficar sozinho - ensaios, de Jonathan Franzen (2012).
Publicou vários livros sob encomenda. Alguns deles: A Bolsa na estrada: A história da campanha para popularizar o mercado de ações (2004), para a Bovespa; Tributo ao mercado: Desequilíbrio concorrencial e a construção de um debate (2010), para o Instituto ETCO; Corrupção: Entrave ao Desenvolvimento do Brasil (2013), para o Instituto ETCO; O cerco aos corruptores: A história e os desafios da nova lei que pune as empresas práticas ilegais e antéticas (2016), para o Instituto ETCO; De Duas Uma: a fusão na mesa (2018, Bella Editora), sobre o nascimento da Ambev (texto final para Victorio De Marchi); e Como fazer os juros serem mais baixos no Brasil, para a Febraban.
Atualmente, é diretor editorial da GBR Comunicação.